Escola

História

     O Centro Educacional Paulo Freire foi criado pela Lei número 1254/2007 em 23 de fevereiro de 2007, o qual é mantido pela prefeitura Municipal de Campo Verde. É a primeira escola a oferecer atendimento em período integral em nosso município, com horário de funcionamento de 7:30 as 16:30 h. Construída na administração 2005/2008 pelo prefeito Dimorvan Alencar Brescancim Localizado na Avenida Ayrton Senna, número 1.201, no Bairro Jardim Campo Verde, no município de Campo Verde, Estado de Mato Grosso.
Inaugurado pelo prefeito Dimorvan Alencar Brescancim em 05 de agosto de 2007.
Esta Instituição Escolar recebeu o nome Paulo Freire, por se tratar ele, de um educador autêntico, que colocou em prática um trabalho que identifica a alfabetização como um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição de instrumentos de leitura e de escrita, quanto para a sua libertação.
            A senhora Eloir Lauro Aguiar, a primeira diretora deste Centro Educacional, a qual, em conjunto com a equipe de professores, funcionários e das coordenadoras pedagógicas Ërica Yamauchi Torres, (presente nos primeiros 4 meses de aula) Adriana Cadore Libreloto e Silvia Diamantino Ferreira de Lima procuraram viabilizar a qualidade no ensino e no atendimento aos educandos.
           As atividades letivas iniciaram-se em 9 de abril de 2007 , com 404 alunos, 18 professores regentes, 12 professores das oficinas, 18 auxiliares, 04 funcionários da equipe administrativa e 09 serventes terceirizadas.
A escola possui um terreno de 45.002,89 m2 e, sendo que, inicialmente há uma área constituída de 4.645.41 m2

APRESENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

          O Projeto Político Pedagógico do Centro Educacional Paulo Freire, foi construído pela equipe docente, pedagógica, administrativa, APP e comunidade escolar de modo a contribuir com o desenvolvimento escolar autônomo, eficiente e democrático, com vistas a garantir ao aluno seu pleno desenvolvimento e seu preparo para o exercício da cidadania, firmando os pactos de:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência à escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III – Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV – respeito à liberdade e apreço à tolerância.
Conforme prevê a constituição no artigo 205 e na LDB no Art.3º, buscando assim atender os alunos de quatro a nove anos visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Este documento oferece elementos e subsídios, para buscar os acertos com maior eficácia, favorecendo ao trabalho dos professores, da equipe técnica administrativa e proporcionar ao corpo discente a interdisciplinaridade que auxilia no enriquecimento do conhecimento de cada cidadão que à escola forma.
             O Projeto assume a função, qual o compromisso de amparar e orientar o corpo administrativo, o corpo docente, o corpo de apoio e os membros da UEX A.P. P (Unidade executora da Associação de Pais e Professores Paulo Freire). Ele tem por objetivo proporcionar momentos na escola, que permitam a reflexão da prática do trabalho escolar, possibilitando uma concepção mais clara dos conteúdos, sob uma visão psicopedagógica e, com os seguintes objetivos específicos:
o - Desenvolver o respeito mútuo entre servidores públicos e corpo discente;
o - Sistematizar os conhecimentos referentes ao funcionamento, de maneira que cada elemento da escola possa fazer funcionar todos os setores;
o - Propiciar ao corpo docente e ao corpo administrativo, o uso e a valorização do diálogo, no desenrolar do ano letivo;
o - Orientar a Direção e a A.P.P da escola, na seqüência e execução de trabalhos propostos, de forma solidária em situações diversas