História
Esta Instituição Escolar recebeu o nome Paulo Freire, por se tratar ele, de um educador autêntico, que colocou em prática um trabalho que identifica a alfabetização como um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição de instrumentos de leitura e de escrita, quanto para a sua libertação.
A senhora Eloir Lauro Aguiar, a primeira diretora deste Centro Educacional, a qual, em conjunto com a equipe de professores, funcionários e das coordenadoras pedagógicas Ërica Yamauchi Torres, (presente nos primeiros 4 meses de aula) Adriana Cadore Libreloto e Silvia Diamantino Ferreira de Lima procuraram viabilizar a qualidade no ensino e no atendimento aos educandos.
As atividades letivas iniciaram-se em 9 de abril de 2007 , com 404 alunos, 18 professores regentes, 12 professores das oficinas, 18 auxiliares, 04 funcionários da equipe administrativa e 09 serventes terceirizadas.
A escola possui um terreno de 45.002,89 m2 e, sendo que, inicialmente há uma área constituída de 4.645.41 m2
APRESENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Projeto Político Pedagógico do Centro Educacional Paulo Freire, foi construído pela equipe docente, pedagógica, administrativa, APP e comunidade escolar de modo a contribuir com o desenvolvimento escolar autônomo, eficiente e democrático, com vistas a garantir ao aluno seu pleno desenvolvimento e seu preparo para o exercício da cidadania, firmando os pactos de:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência à escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III – Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV – respeito à liberdade e apreço à tolerância.
Conforme prevê a constituição no artigo 205 e na LDB no Art.3º, buscando assim atender os alunos de quatro a nove anos visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Este documento oferece elementos e subsídios, para buscar os acertos com maior eficácia, favorecendo ao trabalho dos professores, da equipe técnica administrativa e proporcionar ao corpo discente a interdisciplinaridade que auxilia no enriquecimento do conhecimento de cada cidadão que à escola forma.
O Projeto assume a função, qual o compromisso de amparar e orientar o corpo administrativo, o corpo docente, o corpo de apoio e os membros da UEX A.P. P (Unidade executora da Associação de Pais e Professores Paulo Freire). Ele tem por objetivo proporcionar momentos na escola, que permitam a reflexão da prática do trabalho escolar, possibilitando uma concepção mais clara dos conteúdos, sob uma visão psicopedagógica e, com os seguintes objetivos específicos:
o - Desenvolver o respeito mútuo entre servidores públicos e corpo discente;
o - Sistematizar os conhecimentos referentes ao funcionamento, de maneira que cada elemento da escola possa fazer funcionar todos os setores;
o - Propiciar ao corpo docente e ao corpo administrativo, o uso e a valorização do diálogo, no desenrolar do ano letivo;
o - Orientar a Direção e a A.P.P da escola, na seqüência e execução de trabalhos propostos, de forma solidária em situações diversas